PALESTRAS

FORMAÇÃO DE PROFESSORES

O RESGATE DA AUTORIDADE DO PROFESSOR

CONTRATAR PALESTRA

Muitos professores estão fragilizados quanto ao exercício da autoridade em sala de aula. A palestra mostra aspectos fundamentais do relacionamento baseado no afeto e suas conquistas em relação à disciplina em sala. O equilíbrio entre afeto e autoridade é um dos grandes segredos dos professores de sucesso. Entretanto, mesmo sabendo dessa importância, muitos professores erram na forma como constroem vínculos com seus alunos e na forma como esperam que o comportamento deles aconteça. A palestra ensina os segredos.

GESTÃO EMOCIONAL: O papel da liderança no desafio de fazer acontecer.

CONTRATAR PALESTRA

A qualidade das relações numa escola depende diretamente das concepções que cada participante tem a respeito de conceitos como autoridade, amizade, ordem, sugestão, problemas, oportunidades, críticas e elogios. Os conflitos gerados por falhas na comunicação ou por interpretações equivocadas são comuns nas escolas. Essa palestra tem o objetivo de trazer à reflexão aspectos relativos aos fatores que interferem no trabalho das equipes, principalmente quanto às variáveis sociais, conflitos internos na relação entre os funcionários, na forma como se dá o feedback do trabalho de cada um e nas dificuldades de se exercer a liderança promovendo resultados. Chega de inveja, cobiça e falhas na comunicação interferindo na qualidade do clima organizacional!

BULLYING - Como erradicá-lo da escola.

CONTRATAR PALESTRA

Apesar do bullying de ser algo que sempre existiu, a tecnologia e a sociedade atual acabaram por permitir sua potencialização e, portanto, os danos são maiores. A palestra orienta como a escola deve agir para não aumentar os problemas quando ocorrer uma situação de bullying e ensina o que realmente deve ser feito para que não ocorra na escola. A lei nº 13.663 de 14 de maio de 2018 conhecida como lei “antibullying” obriga todas as escolas a manter um projeto permanente de prevenção ao bullying. Um erro comum nos projetos de erradicação do bullying é vitimar a criança alvo e criminalizar os autores. A palestra mostra o outro lado do combate à violência propondo alternativas para a construção da paz.

INTERAÇÃO DE QUALIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL

CONTRATAR PALESTRA

A qualidade na interação professor-aluno da educação infantil é fundamental para o desenvolvimento saudável das crianças, não apenas na aprendizagem. Compreender o processo de desenvolvimento segundo a mediação da aprendizagem, a importância do afeto na relação professor-aluno e as novas descobertas da neurociência potencializa a ação do professor e as crianças são beneficiadas em todas suas dimensões.

A COMUNICAÇÃO NA DOCÊNCIA - Influências das concepções de criança e de educação no ato de educar.

CONTRATAR PALESTRA

O objetivo da palestra é compreender os fatores sociais, históricos e psicológicos que interferem na forma de comunicar, de ensinar. Um professor consciente do seu potencial de comunicação é mais eficaz no seu trabalho. Um dos principais fatores responsáveis pela mudança na forma de ensinar não é o material didático, a forma de avaliar, o número de alunos por turma, nem a concepção de educação declarada pela escola, mas as crenças do professor a respeito do que é uma criança e do que é aprender. Um dos itens a serem trabalhados com os professores é a diferença entre o processamento auditivo e o processamento visual e como isso interfere na qualidade da aula de um professor.

TRAGO A PESSOA AMADA EM UMA AULA - AS PROMESSAS DA TECNOLOGIA E A REALIDADE DE SALA DE AULA.

CONTRATAR PALESTRA

A onda mundial hipervalorizando o uso da tecnologia em sala de aula pode esconder um fato simples: o que realmente faz a diferença no aprendizado das crianças é a qualidade da interação professor aluno e o grau de liberdade na inovação que o aluno pode criar em cada software educativo. A palestra ajuda a desmitificar a tecnologia e a incentivar o professor a usá-la de forma criativa e responsável.

CELULAR, TV, INTERNET, GAMES, REDES SOCIAIS E SUA INFLUÊNCIA NAS CRIANÇAS E ADOLESCENTES.

CONTRATAR PALESTRA

Essa palestra tem como objetivo refletir sobre aspectos psicológicos, comportamentais, sociais e físicos relacionados ao uso constante da tecnologia e da mídia. Excelente momento para compreender a necessidade da colocação de limites ao uso sem “demonizar” a tecnologia. Além disso, como colocar regras em sala de aula sobre o suso da tecnologia?

AUTOESTIMA E VALORES: COMO TER UMA AUTOESTIMA SAUDÁVEL E AJUDAR AS CRIANÇAS A DESENVOLVÊ-LA.

CONTRATAR PALESTRA

O objetivo dessa palestra é ajudar os participantes a compreender o processo de construção de uma autoestima saudável permeada por valores. Um adulto com autoestima saudável tende a ter uma influência mais positiva sobre as crianças e tem maior possibilidade de ajudá-las a crescer de forma saudável emocionalmente. Os valores que a mídia e a sociedade divulgam nem sempre são favoráveis ao desenvolvimento. Compreender como isso acontece é o primeiro passo para ajudar as crianças e adolescentes a ter sucesso na vida e na escola.

COMO DESENVOLVER A INTELIGÊNCIA DE SEU ALUNO: OS FATORES DO DESENVOLVIMENTO EMOCIONAL E COGNITIVO.

CONTRATAR PALESTRA

Ter alunos realizados, felizes e inteligentes não é fruto do acaso. Há uma forma especial de interagir com as crianças que possibilita o desenvolvimento de um maior número de conexões cerebrais e, consequentemente, do desenvolvimento da criatividade e da inteligência. Essa interação é explicada na palestra de forma teórico-prática. Disciplina, limites, organização, emoções e lições de casa são alguns dos aspectos a serem trabalhados na palestra.

A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA E A FUNÇÃO DOCENTE.

CONTRATAR PALESTRA

A palestra aborda o conceito de aprendizagem significativa segundo David Ausubel e Reuven Feuerstein e aprofunda questões relacionadas à aprendizagem que vão além da tradicional, da repetitiva, da cópia ou da memorização como metodologia de ensino. São dados vários exemplos reais de aprendizagens significativas e, em contrapartida, de aprendizagens no “velho estilo” da educação bancária, criticada por Paulo Freire. As concepções de educação e de criança que o professor tem são questionadas e revistas.

CURSO DE MEDIAÇÃO DA APRENDIZAGEM Segundo a Teoria de Reuven Feuerstein.

CONTRATAR PALESTRA

Um dos momentos mais importantes na mudança de postura dos professores de uma escola. O curso aprofunda as doze características de um mediador segundo a Teoria da Mediação do educador israelense Reuven Feuerstein. Os conceitos teóricos são, a cada momento do curso, exemplificados com situações reais de sala de aula e permitem que as transformações na forma de ensinar realmente aconteçam. A experiência que o professor Marcos tem no campo da Psicologia, do ensino da matemática e da Teoria da Modificabilidade Humana fazem com que ele seja um dos únicos profissionais do Brasil com tal formação e experiência. Pode ser ministrado em 30 ou 20 horas aula, dependendo do nível de profundidade desejado. Pode ser realizado em dois ou três dias inteiros, de 10 horas-aula cada ou, por exemplo, uma ou duas semanas somente num período (manhã, tarde ou noite).

CONFIRA OS LIVROS ESCRITOS PELO PALESTRANTE MARCOS MEIER

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial
Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial