BLOG

26.08.2020

CRIANÇA QUE GRITA DEMAIS.

CRIANÇA QUE GRITA DEMAIS.
Recebi uma pergunta via Instagram de uma seguidora preocupada com a educação de sua sobrinha. Ela relata que a menina de 4 anos grita absurdamente alto quando contrariada ou apenas para chamar a atenção. Ao visitar a casa da irmã, não conseguiu conversar com o casal, pois a menina interrompia o tempo todo puxando a blusa da mãe ou falando mais alto que os adultos. Ao perceber que não estava sendo o centro de todas as atenções começou a gritar pedindo batata frita. A mãe dizia “Calma amorzinho, a vó tá terminando de fritar”. E a menina então começou a cantar estridentemente. Diz essa seguidora que o casal raramente se impõe e muitas vezes a menina responde grosseiramente aos pais que se justificam dizendo: “ela tá cansada,… com fome…com sono” ou qualquer outra coisa que aparentemente explicaria a grosseria da criança. Perguntou-me o que ela pode fazer.
Bem, é sempre muito delicado orientar pais perdidos que não solicitaram orientações. Então é melhor publicar isso nas suas redes sociais e torcer para que os pais leiam. Ou descaradamente enviar o link!!! Pois não só a família toda sofre, como a própria criança também! E lá na frente, quando os “nãos” da vida chegarem, essa futura adolescente não terá estrutura emocional para dar conta da dor.
Essa menina não está desenvolvendo resistência à frustração.
Gritou desrespeitosamente? Leve para o quarto, dê uma bronca e espere lá, com a criança, até que se acalme. Está irritando os pais ou desobedecendo? Mesma coisa, tire do ambiente “palco” e leve-a para os “bastidores”. Logo ela aprende que se gritar ou desrespeitar alguém, vai perder algo, principalmente a atenção dos adultos. Se esse comportamento irritante continuar sem ser coibido, a vida será terrivelmente mais difícil. Desenvolva agora na infância a resistência à frustração. Desde pequenas as crianças precisam aprender a obedecer, a ouvir, a atender aos pedidos e regras dos pais e, principalmente, a compreender que são crianças e que adultos têm seus espaços que não podem ser invadidos. Mais tarde, participar da conversa de adultos será um “rito de passagem” conquistado por maturidade e comportamento adequado. Tais ritos vão demarcando a vida adulta, pois o contrário disso infelizmente transforma crianças saudáveis em jovens fragilizados e infantis demais.
Eduque seu filho com amor e autoridade, mais tarde os frutos aparecerão.
Marcos Meier

CONFIRA OUTROS ARTIGOS

CONFIRA OS LIVROS ESCRITOS PELO PALESTRANTE MARCOS MEIER

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial