BLOG

03.04.2020

OS PROFESSORES A AS AULAS DIGITAIS


OS PROFESSORES A AS AULAS DIGITAIS

Algumas famílias estão solicitando às escolas que enviem tarefas digitais às crianças. Videoaulas, textos para leitura, tarefas para serem realizadas no computador. Que ótimo que há escolas preparadas para isso e alunos que possuem o próprio notebook. Mas essa não é a realidade do nosso país. É a realidade das famílias de classe média alta ou ricas. Nessas famílias cada um tem seu notebook e provavelmente ainda há o computador de uso geral. Além, é claro, de smartphones de última geração e acesso à internet de alta velocidade.  Que bom que essas crianças podem fazer uso de toda tecnologia à disposição para continuar aprendendo, mesmo em casa. E que bom que os professores dessas escolas têm internet de alta velocidade e computadores de última geração que dão conta de produzir videoaulas inclusive com edição de imagens.  

Mas eles são exceção. A maioria dos professores não tem salário suficientemente bom que possibilite a compra de um excelente notebook e de pagar mensalmente uma rede de internet de alta velocidade. E, mesmo que tivessem, não conseguem comprar vários, um para cada membro da família. Assim, o professor quer usar o notebook, mas os filhos estão jogando online. Se interromper, começa a terceira guerra mundial. E se conseguir negociar, o professor começa a criar material e é interrompido mil vezes pelos filhos que querem brincar, comer, jogar, querem atenção e perguntar mil coisas. Quando enfim param de incomodar, começam a brigar entre eles e tchau “atividades criativas online”.

Professores em casa não têm um escritório só deles e equipamentos para produzir. Na maioria das casas é a cozinha, onde tem uma mesa. E é um entra e sai nessa cozinha que vocês não fazem ideia! Como se concentrar?

Além disso, esses professores não tiveram cursos para aprender a usar os softwares, não sabem editar vídeos, não conseguem criar materiais digitais. Não foram formados para isso. Já são suficientemente exigidos na produção de aulas presenciais criativas e interativas.

Talvez você diga: “mas eu sou professor e sei tudo isso”. Querido, você é exceção.

Professores em casa são pais, são mães. São cozinheiros, faxineiros, instrutores de atividades recreativas indoor e são seres humanos que neste momento de nossa história estão assustados, com medo, ansiosos, depressivos, desanimados e assim por diante. Como produzir materiais assim? Simplesmente não dá! E precisam ser respeitados por isso. Eles já são heróis suficientes quando estão com os seus filhos e mais 40 fofuchos da mesma idade em sala de aula, na escola. Vocês pais estão com apenas um ou dois e já estão desesperados!

Então parem de exigir que os professores façam alguma coisa por vocês pais. Tá na hora de cada família se reencontrar, se reinventar e fazer em casa o que for possível para ler e aprender milhares de assuntos interessantes que já existem prontos na internet. Estão lá, disponíveis. É só sair do videogame e se dedicar um pouco em vez de esperar que novamente o professor faça algo.

A educação só vale alguma coisa se desenvolver a autonomia. Agora é uma boa oportunidade para provocar isso nas crianças e adolescentes.

Um grande abraço e saúde para todos!

Youbuntu

#youbuntu #ubuntu #coronavirus #fiqueemcasa #ead #cursosonline

CONFIRA OUTROS ARTIGOS

CONFIRA OS LIVROS ESCRITOS PELO PALESTRANTE MARCOS MEIER

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial